O comércio descentralizado e a manipulação coordenada impulsionam a volatilidade do Bitcoin – Eis o que está acontecendo

No dia 2 de agosto, a comunidade Bitcoin assistiu, incrédula, ao Bitcoin atingir 12 mil dólares e depois caiu em poucos minutos em 1.500 dólares. O flash crash foi o inverso do que a comunidade criptográfica projetou que aconteceria, já que se considerou que a Bitcoin Profit  atingiria pelo menos a marca de $15K ou mesmo $20K antes de sofrer um recuo significativo.

Muitos comerciantes obtiveram bons lucros em julho, mas qualquer um que tenha caído no „compre agora“ está contando suas perdas e só pode esperar que os preços da moeda criptográfica voltem a subir.

O longo sentimento que tem impulsionado o mercado criptográfico durante todo o mês de julho desmoronou parcialmente. Alguns se sentem afortunados ou espertos por comprar a tempo, outros se sentem enganados, e os novos adotantes e investidores institucionais podem ter perdido a fé na credibilidade da criptografia como uma reserva de valor.

A Volatilidade é tão Bitcoin

Alguns acham que este é o jogo que Bitcoin joga e qualquer um que não consiga lidar com uma queda tão rápida deve provavelmente evitar investir em moedas criptográficas.

A razão por trás disto é que, como um ativo descentralizado, a bitcoin negocia em um mercado livre. Ela não está sujeita a amortecimento centralizado, o que torna a volatilidade ascendente extremamente eficaz, mas também a torna altamente suscetível à manipulação do mercado.

No passado, a manipulação de mercado era propagada principalmente pelas baleias, mas mais estão se liquidando e com o aumento da capitalização de mercado da Bitcoin, sua influência diminuirá com o tempo.

No entanto, o fator manipulador chave, especialmente em 2020, é o crescimento do mercado de derivativos de bitcoin e a entrada de inúmeros investidores institucionais no mercado de criptografia. ZyCrypto relatou anteriormente que este flash crash em particular foi causado pela liquidação de contratos futuros no valor de $1 bilhão de dólares.

Evidentemente, a partir deste segmento de twitter, o flash crash tem uma atitude dividida em relação aos ativos criptográficos, com alguns ficando muito cautelosos com a volatilidade do Bitcoin.

„Tenho que ser honesto, quando vejo que o flash crashes simultâneos em todas as moedas criptográficas, eu perco a fé no setor. Sei que as pessoas dizem „isso é criptográfico“, mas também parece manipulação coordenada. Bitcoin precisa crescer a partir disso e ainda não cresceu“.

Para os HODlers de longo prazo, a volatilidade é parte do jogo e uma recuo representa outra oportunidade de comprar mais. A bitcoin eventualmente voltará a subir e se estabilizará assim que atingir níveis mais altos de adoção e maturidade.

„Isso é como culpar uma criança por crescer. Concordar que o objetivo é obter menos volatilidade – você investe no risco e nos lucros enquanto ele está a caminho de se tornar mais estável“.

Manipulação é pior nos mercados centralizados – mais adoção de bitcoin vai acabar

Bitcoin tem aspectos centralizados especialmente nas plataformas de negociação, mas como um ativo do mercado livre, as bolsas descentralizadas e o crescimento do mercado DeFi desempenharão um papel fundamental na correção do defeito.

No entanto, culpar a Bitcoin pela manipulação é ignorar o que está acontecendo com o mercado tradicional, que atualmente está sendo excessivamente manipulado através da Facilidade Quantitativa.

„O Fed está manipulando o mercado através de QE. Eles estão manipulando o criptograma por meio de bombeamento e dumping. Eles não são auditados e NOBODY sabe exatamente o que está em seu balanço patrimonial“.

Embora nada impeça as baleias ou os governos de manipular o preço do Bitcoin, eles não podem desvalorizá-lo, inundando o mercado com mais.

Além disso, a recente atmosfera amigável em relação à Bitcoin indica que é pouco provável que impeçam mais pessoas de adotar a Bitcoin. Mais adoção reduzirá o poder manipulador da atividade semelhante à da baleia no mercado.

Related Post